Campos Altos/MG
15h24 21 Fevereiro 2024

Situação preocupante: Campos Altos/MG tem quatro pessoas internadas por dengue

Por Priscila Pedroso - TV KZ
© ThamKC
Pneu com água parada se torna propício para a criação do mosquito Aedes aegypti.

A cidade de Campos Altos/MG enfrenta um aumento no número de casos de dengue. Segundo levantamentos da redação da TV KZ, até esta quarta-feira (21), foram registrados 154 casos positivos da doença. No momento, quatro pessoas estão internadas: uma garota de 14, um adolescente de 16, uma mulher de 26 e um homem de 64 anos.

Em razão da situação que o município tem enfrentado, a cidade está em estado de emergência. A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Como mutirão de limpeza, contratação de mais agentes de saúde para utilização de UBV (fumacê) através de bombas costais, além de campanhas de conscientização da população.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nos bairros, estão oferecendo atendimento prioritário para casos de dengue pela manhã e à tarde. Essa estratégia visa desafogar o fluxo no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Segundo o Executivo, as agentes comunitárias de saúde também reforçaram as visitas domiciliares para orientar a população sobre medidas preventivas contra a dengue.

A Prefeitura ainda divulgou que está fiscalizando lotes sujos. No alerta, foi destacado a importância de limpar os terrenos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. E que sanções e multas serão aplicadas a quem não cumprir as medidas. Denúncias pedem ser feitas pelo número (37) 3426-9143, no Departamento de Fiscalização e Posturas Municipal.

O mosquito Aedes aegypti ainda é responsável por outras doenças como chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Covid-19

A cidade ainda continua registrando também casos confirmados de Covid-19. Foram 22 confirmações entre janeiro e fevereiro deste ano. Apenas nos últimos sete dias, 13 pessoas testaram positivo para o vírus. Atualmente existem seis casos confirmados.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM